Associação afirma que crescimento nos investimentos demonstra maior grau de maturidade em relação a área de TI.

No ano passado, o Brasil investiu um total de 38 bilhões de dólares nos serviços de softwares e hardwares. O número, por sua vez, equivale ao aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Softwares.

Brasil ocupa nono lugar no ranking mundial dos investimentos relacionados a área

Com os investimentos, o país passou a ocupar o nono lugar no ranking, ficando atrás somente de lugares como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, entre outros.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Softwares, o resultado condiz com a melhora do mercado, possibilitando que fosse possível ampliar os investimentos relacionados a área de tecnologia.

Sobre o mercado

Hoje temos um mercado que é dominado por hardware, que equivale a 51,2%, seguido pelos serviços (27,4%) e pela produção de softwares (21,4%).

Já em relação aos lugares mais ativos nas áreas de tecnologia, pode-se afirmar que o Sudeste é a região mais importante para o segmento, sendo responsável por 61,4%. Logo após estão o Sul, Centro Oeste, Nordeste, e por último, o Norte.

Atualmente o país possui cerca de mais de 16 mil empresas que trabalham desenvolvendo e produzindo softwares e prestando serviços para o mercado.

Pesquisa comprova que os smartphones são os dispositivos mais utilizados pelos brasileiros

A pesquisa também comprovou a preferência por parte dos brasileiros em relação aos smartphones. Segundo dados, entre os dispositivos, 84,6% são smartphones, 6,5% tablets, 5,9% notebooks e somente 3% equivalem a computadores. Todavia, em relação ao ano de 2017 e 2016, o número de notebooks apontou um crescimento significativo.

Já em relação aos smartphones, o percentual também aumentou, totalizando 8,1%, de 5,3% de desktops. Já os tablets decresceram, com queda de 4,8%.