O que são as redes de computadores?

As redes de computadores podem ser entendidas como um conjunto de equipamento, que compartilham dos mesmos recursos e permitem a troca de informações entre si. Geralmente as redes são classificadas com base em suas características. De forma mais simplificada,sempre que existir um conjunto de máquinas interligadas entre si, existe uma rede. Se dois computadores forem capazes de trocar dados e informações compartilhadas, ali formou-se uma rede.

Mas você sabe para que serve as redes de computadores?

Caso você ainda não saiba, as redes podem ser utilizadas para: permitir que vários usuários possam compartilhar um dispositivo de hardware como por exemplo uma impressora. Também são úteis para facilitar a comunicação através de e-mail, mensagens instantâneas, entre outros.

As redes de computadores além das suas variadas utilidades, possuem vários tipos de redes. As mais conhecidas são:

RAN: A sigla significa Regional Area Network, e a principal característica dessa rede é a conexão de alta velocidade por meio da fibra ótica.

WAN: Wan significa Wide Area Network – rede de longa distância. Em relação as redes MAN e Lan, sua cobertura é considerada superior. Por meio da WAN, é possível realizar a conexão de equipamentos de diversos outros países e localidades.

CAN: A campus Area Network, a rede de campus, apesar de ser considerada parecida com a rede LAN, possui um alcance maior. Esse tipo de rede é útil para permitir a conexão entre as redes de uma determina área, como por exemplo: universidades e condomínios.

  • Redes de computadores sem fio: Neste tipo de rede de computadores, assim como em outra área, precisam ser adaptadas as novas formas de tecnologias. E além das redes WAN, citada acima, as redes também possuem versões wirelss, tais como:

  • WLAN

  • WMAN

  • WWAN